Sobre o CRAM

Como Tudo Começou

O CRAM – Clube dos Radioamadores de Americana foi fundado em 1992. O clube surgiu de uma forma inusitada, por uma razão totalmente diferente de outros clubes. Foi por conta da exigência do então Dentel (Departamento Nacional de Telecomunições), que só autorizava o funcionamento legal de estações repetidoras para associações de radioamadores. Anos antes, PY2JF – João Roberto e PU2LWR – Mario (SK), haviam montado uma repetidora de VHF na cidade. Daí a necessidade da fundação do clube para legalizá-la.


PU2LWR – Mario (SK) e PY2JF – João Roberto

Por um bom tempo, o CRAM ficou apenas funcionando no papel, mas com o passar do tempo, com um pouco de ajuda de cada membro das várias diretorias que foram eleitas, ele passou a ser um clube bem mais ativo, e hoje se envolve em muitas atividades, como na promoção de exames de ingresso ao radioamadorismo, encontros, e também mantém uma rede de reptidoras para atender boa parte do interior do estado de São Paulo.

Atrás: PY2QA – Adriano, PU2LOK – Edson, Roberto Manduri, PY2JF – João Roberto.
Na frente: PY2ADT – Eduardo, PU2LWR – Mario (SK), Tebaldinho, Jaime e PY2CRI – Dorssay.

O Site do CRAM

No final dos anos 90, PY2JF – João Roberto criou a primeira a página web do CRAM, onde por muitos anos publicou os mais variados artigos, principalmente técnicos, ajudando a disseminar os conhecimentos obtidos com as experiências aprendidas ao longo desses anos como mantenedor. A partir de 2000 PU2LAA – Junior Zappia passou a fazer parte do grupo de mantenedores e ajudar a administrar esse portal.

Repetidoras

O CRAM é muito ativo no que diz respeito a manter estações repetidoras . Hoje temos um total de 10 repetidoras instaladas em vários locais do estado de São Paulo:

145.210 MHz  PY2KSR  VHF  Santa Rita do Passa Quatro-SP (Link com PY2KJZ)
145.230 MHz  PY2KCA VHF Artur Nogueira-SP (D-star)
145.370 MHz  PY2KSS  VHF  Águas da Prata-SP
146.770 MHz  PY2KJZ VHF  Americana-SP (link com PY2KSR)
147.910 MHz  PY2KPD VHF  São José do Rio Pardo-SP
223.940 MHz  PY2KRL VHF  Americana-SP
224.500 MHz  PY2MVM VHF Santa Rita do Passa Quatro-SP
438.200 MHz  PY2KJR UHF  Santa Rita do Passa Quatro-SP
438.800 MHz  PY2KBR UHF Americana-SP
439.000 MHz PY2KSS UHF  Águas da Prata-SP
439.550 MHz  PY2KJF UHF Americana-SP (D-Star)

 Como navegar no site do CRAM

Em apenas alguns minutos de leitura, aprenda tirar o máximo de proveito do que o Portal do CRAM lhe oferece

Cabeçalho

Na parte superior do portal, como mostra a imagem abaixo, temos o cabeçalho. Ele é dividido em três partes: Links das páginas dedicadas no topo, o logotipo na parte central, e as categorias na parte inferior.


<- Páginas dedicadas

<- Logotipo do Portal

<- Categorias e Campo de Busca (Search)

Paginas dedicadas – São links de acesso direto para as seguintes páginas:

Home: De qualquer ponto do portal, clique nele para voltar à página principal;
Sobre o CRAM: Conta um pouco da história de como surgiu o CRAM;
Colaboradores: Descreve as formas de colaboração utilizada pelo CRAM, bem como apresenta uma curta biografia dos colunistas;
D-Star: Mantém em apenas um local todas as informações e artigos dedicados ao sistema digital D-Star;
Galeria de Fotos: É onde mantemos fotografias que não fazem parte de artigos ou que sejam numerosas demais para serem mostradas nele;
Links: Onde mantemos links para outras sites de interesse dos radioamadores;
Tudo Sobre Repetidoras: Onde mantemos todos os artigos relacionados a estações repetidoras, principalmente os técnicos;
Podcast: Bate papo técnico sobre radiamadorismo.
DX: Informações sobre contatos longa distância.
Ajuda: Essa página.

Logotipo do Portal – Têm a mesma funcionalidade do link HOME das páginas dedicadas, ou seja, leva para a página principal do portal.

Categorias – O editor, no ato da publicação, marca o texto com uma ou mais categorias (palavra-chave). Através delas, podemos listar em ordem cronológica os assuntos que nos interessam. O que difere a categoria D-Star do link de página dedicada D-star, é que a categoria mostrará qualquer publicação onde haja referencia a palavra D-Star, seja um artigo ou notícia. Já a página dedicada, apresenta uma série de artigos D-Star listados conforme o editor entendeu que seria pertinente, onde notícias, não necessariamente estarão presentes. Um artigo marcado com mais que uma categoria, aparecerá listado em cada uma delas. Por exemplo um texto sobre repetidora D-Star, aparecerã listado na categoria D-Star, bem como na categoria repetidoras.

Botão de Busca (Search) – Faz busca pelo texto digitado em todo o banco de dados do portal. Não importa se artigo ou notícia, tendo o texto, será listado.

Corpo do Portal

<- Artigos anteriores

Esta é a área principal do portal, dividida em duas colunas, é onde os artigos e notícias serão publicados.

Artigos – Na coluna da esquerda, estes normalmente terão mais destaque, imagens maiores, e permanecerão na página principal por um tempo maior. Dependendo da necessidade, cinco ou mais artigos por ser acomodados nesta coluna;

Notícias – Com uma rotatividade maior, ficam na coluna da direita. Esse campo acomoda um mínimo de quatro notícias, podendo chegar a oito. Sempre que uma nova notícia for inserida, ele entra no topo da coluna, e a última é movida para a segunda página do portal. Como o número de publicações na página principal é limitado, o portal criará uma página de notícias anteriores sempre que um certo número de novas notícias for publicada. Para ver as notícias que foram movidas da primeira página, basta clicar no link Older Entries (Artigos Anteriores) no canto direito inferior de cada página. Estando na segunda página, clicando nesse mesmo link o levará para a terceira e assim sucessivamente. Da mesma forma, se estiver em outra página que não a principal, encontrará no canto inferior esquerdo o link Newer Entries, que o trará de volta às páginas mais novas. A qualquer momento, querendo voltar a página princiapal, não se esqueça, basta clicar no logotipo do CRAM ou em HOME.

Quadro Negro

Este, na esquerda, contém um menu estilo drop-down que lhe permitirá selecionar os artigos e notícias de meses anteriores. Na parte central , links para os últimos comentários o levarão aos artigos onde novos comentários acabaram de ser postados.

Comentários

Em todos os artigos e notícias, sempre haverá um campo na coluna da direita para comentários. Esse recurso é que dará dinamismo ao portal do CRAM. Você poderá opinar, sugerir, questionar, trocar idéias com o autor ou com outros leitores. Esse comportamento participativo vai enriquecer nosso conhecimento sobre os temas  discutidos. Também será um termometro para o autor, pois saberá que está no caminho certo quando for elogiado, e que precisa mudar quando não tiver boa recepitividade. Sempre que ler um artigo que lhe agradar, não deixe de mandar um recado para o autor, nem que seja apenas um “Ótimo artigo!”. Essa atitude incentivará o autor a  querer escrever mais.

Para deixar um comentário, basta preencher seu nome no campo “Name”, seu e-mail no campo “Mail” (seu e-mail não será divulgado no comentário), sua página web se tiver uma, e no campo maior escrever seu comentário. Após finalizar o texto, releia-o para ter certeza de que sua mensagem é clara e não dá margem a mal entendidos. Clique em Submit para enviar. Como os comentários são moderados, pode demorar algumas horas até que ele seja publicado.

Enquetes

Um nova nova ferramenta de votação nos permitirá fazer enquetes sobre assuntos relevantes ao radioamadorismo, qauntificando os resultados.

Multimídia

Contamos com novas ferramentas multimídias para enriquecer os artigos com clipes de áudio e vídeo.

Sempre que houver o botão de PLAY, haverá um clipe de áudio relativo ao tema do artigo. Clique para ouví-lo.


Sempre que houver uma imagem como acima, clique no botão PLAY para ver o vídeo.

RSS (Feed)

RSSUm RSS é um endereço na Internet que serve para monitorar as novidades de um site. Esse endereço deve ser inscrito em um programa que entenda RSS, como Internet Explorer, Firefox e muitos outros em seu computador, celular ou mesmo console de jogos. Com esse recurso, sempre que um post for publicado, ficará logo sabendo, e poderá ler no seu software ou visitando nosso portal. Para assinar nosso feed (RSS), basta clicar no ícone laranja como esse (imagem) em seu navegador e subscrever. Fique sempre sabendo das últimas notícias do mundo do radioamadorismo no feed de notícias do CRAM.

Parabéns!

Se você leu até aqui, agora já sabe de todos os recursos que o portal do CRAM lhe oferece, comece sua navegação clicando no logotipo no topo da página.

 

 

  • Arquivo de Artigos