CRAM TV 16
Projeto Ícaro
Publicado 20. Apr, 2012 por PY2JF - João Roberto como Vídeos
Por PY2JF – João Roberto S. Gândara Ferreira
Neste episódio visitamos o PY2GN – William Schauf para falar sobre o Projeto Ícaro. Falamos um pouco sobre crachás eletrônicos e filtros passa banda para estações repetidoras.
Atualização 21/04/2012
Por PY2ADN – Adinei Brochi
Aqui vai um importante recomendação do PU2MWD – Edson, aos colegas que irão monitorar os sinais do PROJETO ÍCARO:
Um detalhe importante para os colegas que vão tentar receber os sinais da sonda aos redores de Bauru: Como a antena usada é uma J, existe um nulo bem abaixo do balão. Isso pode dificultar um pouco a recepção por estações que estejam embaixo do balão. Porém, como o vento vai carregar o balão, o nulo o acompanhará.
Eu gostaria de pedir aos colegas que vão monitorar o experimento para anotar a intensidade de sinal (S) a cada 5 minutos inteiros e nos enviar os resultados com o horário, QTH locator da estação receptora, e sinal. Isso vai nos ajudar a posteriormente montar mapas de propagação. Sinais acima de 9 podem ser classificados com 10. Por exemplo:
16:00 GG57hq 0
16:05 GG57hq 1
16:10 GG57hq 3
16:15 GG57hq 10
16:20 GG57hq 10
etc…
No dia do evento estaremos QRV em uma frequencia a ser divulgada em 40m e estaremos tambem online via IRC na página http://webchat.freenode.net/
Login: Seu prefixo ou nome caso não seja radioamador
Channel: #PROJETO_ICARO
73,
PU2MWD – Edson
Projeto Ícaro – Introdução
Projeto ÍCARO – Introdução ao Conhecimento da Atmosfera pelos Radioamadores
Um balão meteorológico será lançado a partir do IPMet – Instituto de Pesquisas Meteorológicas da UNESP (campus de Bauru) e transportará, até a altitude de aproximadamente 25km, uma radiossonda e um beacon em fonia (transmissor de voz), com o indicativo especial ZW2WEB. A radiossonda transmitirá para uma estação receptora de dados meteorológicos os valores de pressão, temperatura, umidade, velocidade, direção do vento e posicionamento. Em terra, uma estação radioamadora fará o uplink dessas informações que serão retransmitidas pelo beacon em fonia. Qualquer estação Radioamadora ou de radioescuta, munida de um receptor em VHF na frequência de 144,330 MHz será capaz de receber as informações e montar um log com os dados meteorológicos e, com isso, será capaz de identificar duas camadas da atmosfera e a transição entre elas: troposfera, tropopausa e estratosfera.
Objetivos principais
Apesar da transmissão de dados via fonia não ser eficiente, é o modo mais simples para a disseminação de informações. O Projeto ÍCARO visa incentivar o conhecimento da atmosfera, com a disseminação dos dados do vôo e outras informações, do modo mais abrangente, visando integrar e motivar a comunidade radioamadora a buscar novos conhecimentos e a realizar novos experimentos.
Execução do Experimento
O local será a partir do Instituto de Pesquisas Meteorológicas – IPMet, da UNESP, campus de Bauru e está previsto para ser realizado no dia 28/04/2012 a partir das 16h (19h GMT).
O lançamento do balão está sujeito às condições meteorológicas que devem ser satisfeitas: sem chuva e com vento na superfície abaixo de 5 m/s. O balão será inflado com hidrogênio e a taxa de subida deverá ser entre 4 a 5 m/s (aproximadamente 1000 pés/minuto).
Nos dias que antecederem o lançamento, os meteorologistas do IPMet farão um acompanhamento especial do desenvolvimento das condições meteorológicas e, caso haja a impossibilidade de lançamento no dia previsto, uma nova data será agendada. Caso a previsão meteorológica seja favorável ao lançamento, será realizada uma reunião a aproximadamente 6 horas antes do horário previsto do lançamento para uma melhor avaliação das condições meteorológicas, com uma especial atenção à previsão dos ventos de superfície.
Satisfeitas as condições meteorológicas, o horário exato do lançamento será determinado mediante coordenação com a autoridade de controle aéreo local (APP Bauru) e com acompanhamento pelo CINDACTA II durante todo o vôo.
Caso haja algum imprevisto de ordem meteorológico ou técnico, o lançamento poderá ser adiado para mais tarde ou para o dia seguinte. No caso de ainda não ser possível o lançamento, uma nova data será definida.
Além da radiossonda e do beacon, o vôo contará com paraquedas, refletor de radar passivo e sinalização luminosa (flash de xenônio).
Participação no experimento
A participação no experimento Ícaro será homologada com um certificado de participação (cartão QSL) comemorativo a ser enviado a todas as estações de Radioamadores ou radioescutas que reportarem o recebimento de, pelo menos, uma das transmissões feitas pela estação ZW2WEB, com o envio das seguintes informações mínimas:
– Local da estação receptora (QTH)
– Hora (QTR)
– Tipo de rádio e antena utilizados
– Reportagem do sinal (intensidade e qualidade da recepção)
– Informação recebida (localização do balão, pressão, temperatura, umidade, etc)
É interessante, se possível, que a estação participante reporte quando começou a receber os dados do experimento e quando parou de receber para se ter uma ideia do alcance do beacon em função da altitude do balão.
As informações poderão ser enviadas via correio para:
IPMet – UNESP
A/C: Projeto Ícaro
Caixa Postal: 281
Bauru – SP
CEP: 17015-970
Ou via e-mail para:
pu2tmt@gmail.com (Irineu PU2TMT)
Serviço:
Mais informações sobre o vôo, sobre a atmosfera e todos os dados os dados do experimento serão disponibilizados em um link dedicado ao Projeto ÍCARO na página do IPMet:
http://www.ipmet.unesp.br/icaro
Prefixo Especial : ZW2WEB
Frequência: 144,330MHz
Data de lançamento prevista: 28/04/2012 após às 16h00
Local: Instituto de Pesquisas Meteorológicas – IPMet / Câmpus da UNESP de Bauru
Duração estimada do vôo: 180 minutos (3h00)
Responsáveis:
Coordenação científica, lançamento, resgate e coordenação com controle aéreo: Demilson Quintão PY2UEP
Coordenação Radioamadorística: Edson Wander Pereira PU2MWD, PU1JTE, JF1AFN e N1VTN
Execução do experimento (beacon e antenas): William Schauff PY2GN
Fonia (Beacon) e Integração com Grupos Escoteiros : Irineu PU2TMT
Divulgação na Mídia Radioamadorística: Adinei Brochi PY2ADN
Entidades, organizações e grupos envolvidos na divulgação:
ABARA – Associação Bons Ares de Radioamadorismo
CRAM – Clude dos Radioamadores de Americana
CQ MAGAZINE
Feirinha Digital
Grupo de Escoteiros Padre Anchieta – Botucatu-SP
Grupo QRP-BR
Grupos SDR-BR
Grupo SAT-FM
Grupo VHF-DX
Grupo Radiotécnico
Grupo Radioscanners
Grupo Araucária
IPMet UNESP – Bauru-SP
LABRE
73 de Adinei, PY2ADN

Roland Zurmely
Apr 20th, 2012
Parabéns a todos os envolvidos !
Fiz um pequemo artigo sobre recepção e decodificação de sinais de radio sondas do
tipo usado no projeto ÍCARO:
http://www.qsl.net/py4zbz/rs.htm
73 de Roland PY4ZBZ
PY2GN
Apr 23rd, 2012
Ola Roland!
Agradeço muito seu artigo que ficou excelente.
Qualquer radioamador poderá com suas informações receber a telemetria dos baloes que são lançados diariamente com a maior facilidade.
73
William py2gn
William
Apr 23rd, 2012
Roland!
Parabéns pelos eu artigo.
Agora quem quiser vai poder decodificar as radio-sondas diretamente!
Agradeço muito seu empenho!
JOAO PEREIRA DIAS
Apr 23rd, 2012
Olá turma; Boa noite.
Interessantissimo e eu particularmente os admiro muito.
Estarei em QAP E QRV com certeza.
Parabens a todos e sucesso na EMPREITADA.
PY4MM-DIAS
PY2JF
Apr 25th, 2012
E não se esqueçam! Se o tempo estiver bom, venham ao lançamento na Unesp de Bauru.
PY2STK - Neto
Apr 25th, 2012
Prezados colegas.
Tentarei monitorar os sinais em 144.330MHz com uma GP-9 (GG66vl – Mogi das Cruzes). Parabéns a todos os envovidos nesta empreitada.
Obs: Espero que São Pedro nos ajude !
LEOPOLDO PT9VR
Apr 26th, 2012
Estarei em 144.330MHz com antena 2 x 12 K1FO –CAMPO GRANDE – MS GG29QN Parabéns a todos….
Vieira PT9VR
PP5EK- Ernesto
Apr 26th, 2012
Estarei tambem em 144.330 com 2x 12 K1FO – Porto União – SC Grid GG43LS. Desejo sucesso a todos
PP5EK- Ernesto
Airton
Apr 26th, 2012
Estaremos em 144.330 MHz com uma antena yagui de 7 elementos e uma vertical para monitorar o balão com a rádio sonda daqui de Santa Barbara do Oeste (qth de PY2SAA).
PY2BN – Tuka – Americana
PY2ADY – Evandro – Santa Barbara do Oeste
PY2SAA – Airton – Santa Barbara do Oeste
Fotos no dia – http://py2saa.weebly.com
73 – PY2SAA – GG67hg
Conrado
Apr 28th, 2012
Estarei tentando ouvir a sonda aqui em Tibagi-Pr gg45tl de PY5PLL…73 a todos
pedro PU1PRJ
Apr 28th, 2012
vou fazer o possivel para ter sucesso.Parabéns a todoa os participantes.
Rodolfo Taniciel Rodrigues
Apr 28th, 2012
Esto na escuta, pronto para as anotações, são 16:57 e ainda não obtive uma boa recepção. Continuo na escuta.
Parabéns pela iniciativa deste projeto.
Boa sorte, de PU2-RTZ
PY2STK - Neto
Apr 28th, 2012
Prezados amigos do CRAM. Em minha conta do Youtube postei videos das condições de recepção da sonda do projeto Ícaro (inclusive os preparativos em 40 metros com o PY2RJ auxiliando os colegas)
http://www.youtube.com/watch?v=tXVBYrDHti8&list=UUJ5ZS3knJtAtwhrlLDhPWMg&index=1&feature=plcp
Mauricio Itapeva SP
Apr 28th, 2012
-Parabéns pelo trabalho copiado em Itapeva SP 38 minutos apos lançamento até a queda quando assumiu py2GN
Manoel
Apr 29th, 2012
Parabens aos colegas pelo excelente projeto educativo,
Manoel, py2wg
wellington campos
Apr 29th, 2012
Parabéns pelo trabalho!!!
segue gravação desde GG76AQ
http: // youtu.be/kSbpz5i0nJU
Kerozzenne
Apr 30th, 2012
Apesar de que ficamos sem poder ter o QSO diario nessa QRG que mantemos todos os dias há mais de 15 anos, para não atrapalhar o projeto e tambem ajudamos a manter a frequencia livre.
Foi um excelente trabalho, parabenizo a todos que realizaram o projeto e aqueles que ajudaram nas buscas tambem, como o pessoal de Botucatu e regiao.
Cordial 73
Julia Brito
May 9th, 2012
Caro Joao,
eu penso em ser radioamadora.E queria saber como eh que voce consegue tirar os ruidos do monitor que esta associado ao seu SDR junto a o receptor de HF.
O que voce aconcelha a fazer de como montar um monitor tao proximo ao SDR.
Meu pai eh PY7JR Eng na area de comando de controle de alta tensao.
Aguardo ..
PY2JF
May 9th, 2012
Julia,
Deve estar falando dos espúrios que aparecem em HF sempre que há alguma fonte chaveada ou microntrolador por perto. Também chamados de “birdies”. Bom, isso tudo depende da qualidade dos filtros de tais fontes que deveriam mante-los somente de seus gabinetes.
O circuito de SDR também deve ficar acondicionado em uma caixa metálica para protegê-lo de sinais externos, mas mesmo assim sempre aparece alguma coisa pela antena. Loops de terra também podem causar esses problemas.
Mas eu não sou entendido assim em SDR como o PY2GN – William e o PY4ZBZ – Roland. Esses sim podem lhe responder melhor.
Seja bem vinda ao radioamadorismo.
73
Luiz Carlos
Jun 4th, 2012
oi João;
Aqui é o gaúcgo por SETE LAGOAS.
ME MANDA O LINK DESTE CRACHA DO ebay. nÃO ENCONTREI NADA POR LÁ IGUAL.
PY2JF
Jun 5th, 2012
http://www.ebay.com/sch/i.html?_nkw=led+badge+name&_sacat=0&_odkw=led+badge+name&_osacat=0