Porque os radioamadores americanos
são chamados de HAM
Publicado 26. Apr, 2015 por PY2JF - João Roberto como Artigos
Por João Roberto S. Gândara Ferreira, PY2JF.
(Publicado em Março/Abril de 1994 pela Amateur Radio Communicator)
Por Gerry Crenshaw (WD4BIS)
Você já se perguntou alguma vez por qual razão os radioamadores americanos são conhecidos por HAM? Bem, de acordo com Northen Ohio Radio Society, a razão é ea seguinte:
A palavra HAM foi criada em 1908 e se tratava das letras de chamada de uma das primeiras estações serm fio amadoras, operada por membros do Harvard Radio Club. Esses membros eram Albert S. Hyman, Bob Almy and Peggie Murray. No início eles batizaram sua estação como Hyman-Almy-Murry. Como o nome era muito longo para telegrafia, revisaram e mudaram para HY-AL-MU, usando as primeiras duas letras de cada sobrenome. No início de 1909, estava havendo confusão entre sua estação HYALMU com um navio mexicano HYALMO, então decidiram usar apenas as primeiras letras, ficando HAM.
Naquela época do pioneirismo do rádio, não havia legislação para radioacomunicações e seus operadores escolhiam suas letras de chamada. E como atualmente, algumas estações amadoras tinham sinais melhores que de muitas estações comerciais. A interferência que resultava disso chamou a atenção de comitês do congresso, em Washington, e acabaram propondo limitar drasticamente a atividade amadora. Em 1911, Albert Hyman escolheu a controversa norma como tópico para sua tese de mestrado em Hardvard. Seu instrutor insistiu que uma cópia fosse enviada ao senador David I. Walsh, membro de um dos comitês da norma. O senador ficou tão impressionando que apresentou um apelo ao comite. Quando foi convidado à falar frente ao comitê, descreveu a dificuldade com que uma pequena estação amadora foi construida, chegando ao final quase aos prantos. E se a norma fosse realmente aprovada com aquelas limitações, nenhum amador teria condições financeiras para se estabelecer, muito menos pagars as altas taxas de operação que estavam sendo propostas.
Os debates se iniciaram e a pequena estação HAM, da tese de mestrado de Hyman, se tornou símbolo das pequenas estações amadoras que clamavam salvação da ameaça e ganância das ricas e poderosas estações comerciais que não as queriam funcionando. Finalmente a norma foi ao congresso e todos começaram a falar sobre a pobre estação “HAM”. Foi assim que esse nome surgiu e acabou sendo sinônimo de radioamador. Você encontrará a história toda na Biblioteca do Congresso. Daquele dia até hoje, e provavelmente até o final dos tempos, radioamador é HAM.
73’s de Gerry, WD4BIS


Silvio Pinheiro
Jul 15th, 2015
Olá João,
Conversando com um colega americano pelo rádio ele comentou que o termo ham também êf um tipo de gíria para humble, significando em português a palavra “humilde”.
Me lembrei dessa observação ao ler o seu artigo.
73 DE PU2SRZ
tiago
Mar 15th, 2016
joao roberto, boa tarde! estou precisando falar com você. Tenho um duplexador da sinclar que precisa de alguns reparos e ajuste. Gostaria de saber quem vc me indica que possa fazer esses reparos e ajuste. Estou com certa urgencia, pois nossa repetidora, localizada aqui no sul de minas está com problemas e esse filtro é nossa esperança. Desde já agradeco e fico aguardando. muito obrigado PY4PL