30 Comentarios sobre “Repetidoras – Introdução”

  1. Rádio Motorola

    Mar 7th, 2011

    Ótimo Artigo!

  2. Mauricio

    Apr 1st, 2011

    Parabéns pelo artigo, estou interessado em criar uma repetidora no município onde moro no interior do RJ, e seu artigo está sendo de grande incentivo para mim.

  3. PY2JF

    Apr 2nd, 2011

    Maurício,

    Dia 05/04/2011 será publicado pelo QTC Brasileiro e aqui no CRAM um Podcast onde fui entrevistado sobre estações repetidoras. Falo desde quais rádios escolher até sobre quais as melhores antenas. Aguarde. 73

  4. Wilson Tarqüínio

    Jun 11th, 2012

    Amigos o link “A placa controladora da Repetidora” não está ativo, gostaria de ler ou ver os videos completos de como capturar o COR e Discriminador e realizar as ligações da placa nos rádios. Abraços

  5. Roberto Perin

    Jul 12th, 2012

    Ok. muito bom, porém tenho uma dúvida…

    Tenho uma repetidora VHF 158 – 163 Mhz com duplexador em uma antena Omnidirecional.

    A pergunta é… Qual a regulagem de comprimento da antena, as dimensões devem ser para a freq. de transmissão(maior) ou para a frequência de recepção(menor).???
    Roberto

  6. PY2JF

    Jul 15th, 2012

    Você pode ajustá-la para o meio da faixa que vai operar, no seu caso 160.5MHz. Porque a antena deve ter a ROE boa dentro de uma certa faixa. Se ajustar para uma das extremidades, pode ser que a outra fique fora do ajuste da antena.

  7. Pedro Besse

    Aug 26th, 2012

    Olá amigos, ótimo artigo, ainda não sou radioamador mas sempre adorei o assunto, estou sempre lendo, já vi todos os vídeos do CRAM TV, e confesso que ainda não havia encontrado um canal em português com tamanha qualidade. Com certeza os conhecimentos adquiridos nesses artigos e vídeos irão me ajudar quando for fazer o exame da Anatel.

    Por isso deixo a minha sugestão aos amigos, um artigo para os aficionados que tem vontade de ingressar no radioamadorismo, para que eles comecem da forma correta.

    Grande abraço.

  8. EUCLYDES CANHETTI JUNIOR

    Sep 24th, 2012

    CARO COLEGA RADIOAMADOR, PY2JF JOÃO ROBERTO, ACREDITE QUE AO LER SUA MATÉRIA ESTAVA EU RECORDANDO TODOS OS MOMENTOS DA MINHA INICIAÇÃO COMO RADIOAMADOR A APROXIMADAMENTE 30 ANOS, ONDE OS PRIMEIROS CONTATOS TAMBEM FORA COM UM PEQUENO HT NA FREQUENCIA DE 27MHZ EM AMPLITUDE MODULADA…. COMO É BOM RECORDAR COISAS BOAS DE UM PASSADO COM ATIVIDADES DE UM HOBBY SAUDAVEL E FELIZ. CONTINUO RADIOAMADOR SEMPRE QAP-QRV… MEU MUITO OBRIGADO POR FAZER LEMBRAR ESSAS COISAS BOAS.
    EUCLYDES CANHETTI JUNIOR
    PY9BKW ALTA FLORESTA-MT.

  9. Francisco Clayton

    Oct 4th, 2013

    Caros colegas, estou começando com projetos de radiocomunicação, até então trabalhava mais na área técnica. Gostaria de saber se alguém pode me detalhar quais os passos que terei que dar (um resumo) para montar o projeto de radiocomunicação e como licencia-lo. Já tenho o Crea e sou formado, mais não apreendi nada disso da faculdade e a empresa que entrei brevemente vai me pedir designar essa função, gostaria de me antecipar nos estudos.

    Grato já pela grande ajuda e suporte dos arquivos, parabéns.

    Att

  10. Excelente artigo!
    As imagens não estão aparecendo, seria interessante para um novato visualiza-las.

    73.

  11. Andrey

    Dec 11th, 2013

    Melhor post que encontrei após horas(+ de 5h) pesquisando. Não sei se terá outro igual. Só faltou um pequeno detalhe para eu ficar 100%: 2 perguntas:

    Como defino se quero falar com uma repetidora ou diretamente com outro rádio?

    Uma repetidora já tem uma frequência pre-definida, que todos devem colocar o rádio na frequência para falar entre si ou uma repetidora repete qualquer frequência?

    Muito Obrigado. Continue assim propagando informações. Sempre ganhamos com isso, ao contrário do que muitos pensam.

  12. Andrey

    Dec 11th, 2013

    Queria que confirmasse esse exemplo: Tipo, na polícia, cada batalhão tem uma frequência diferente, portanto, num estado com 100 Batalhões, teriam 100 repetidoras cada uma com uma frequência diferente?

    Obrigado.

  13. Jose Roberto da Lapa

    May 23rd, 2014

    É por ai a gente ve nosso ensino como vai, por isso estamos a decadas de atraso,

    JRL

  14. ivanio

    Nov 2nd, 2014

    Antes de tudo ótimo site

  15. Conrado

    May 7th, 2015

    Ou seja, temos que transmitir na frequência de entrada da repetidor e ouvir na frequência de saída da repetidora?
    Isso em cada cada câmbio do QSO? Estou começando nisto, aguardando meu indicativo! 73

    • João Roberto

      May 7th, 2015

      Isso mesmo! Mas os rádios já são preparados para isso. Basta ativar a função DUP, Split ou Shift (cada fabricante chama de um jeito), que o rádio já soma ou adiciona a diferença da entrada da repetidora ao apertar o PTT.

  16. tiao

    Oct 17th, 2015

    bom dia a todosquero agradecer a todos vcs porque adquiri muitas informação,
    sebastiao tiao PT2DSD

  17. Renato Gama

    Jan 28th, 2016

    Bom dia. me tira uma dúvida: Qual a melhor faixa para trabalhar sem repetidora HT para HT VHF ou UHF? Qual dá um alcance melhor? Tipo quando estivermos num lugar sem repetidora, sem celular, qual melhor opção? Grato.

    • João Roberto

      Apr 22nd, 2016

      Depende da topografia do terreno. Mas no geral acredito que o VHF ofereça um alcance maior.

  18. Machado PY5MV

    Apr 23rd, 2016

    Olá, não consigo visualizar as fotos. Obrigado.

  19. Wilson Marques da Cruz

    Jun 16th, 2016

    Boa tarde João Roberto!
    Tire uma dúvida por favor.
    Quando se fala em frequência de entrada da repetidora, seria a de RX ou TX?
    Pegando a REP do CRAM como exemplo, devo considerar que a de entrada será (145.230 Mhz) programada na memória do rádio ou a emitida após o desvio do DUP?
    Sei que parece um tanto óbvia minha pergunta, mas na dúvida é melhor esclarecer com quem tem mais conhecimento.
    73s
    Wilson/PU2WLS

    • PY2JF - João Roberto

      Jun 18th, 2016

      Toda repetidora tem uma freq. de entrada, que é por onde ela recebe o sinal a ser retransmitido, e uma de saída, que é por onde ele é transmitido. Para usar uma repetidora, quando você transmite com seu rádio, ele deve enviar o sinal para a entrada da repetidora, no caso 144.630MHz, e esse será retransmitido em 145.230MHz. Seu rádio já faz isso automaticamente com a ajuda do split/DUP/OFFSET. No caso de VHF, bastará escolher o -600KHz e ele automaticamente descontará essa diferença quando apertar o PTT.

  20. Cristiano (RJ)

    Jul 24th, 2016

    Amigo, boa noite. Primeiro gostaria de parabenizá-lo por seu site, é um excelente material de aprendizado e consulta, estou aprendendo muito aqui. Tenho dois rádios Baofeng HT e gostaria de saber se a repetidora do Sumaré está online (439.950) pois tinha a intenção de utilizar a repetidora para conseguir falar de onde trabalho com minha casa já que, em casa, instalei uma antena no alto do prédio (é o prédio mais alto da minha rua) e tem visada direta com o Sumaré e Mendanha (se fosse possível pela distância), para se ter uma idéia, estou conseguindo pegar com essa antena comunicações chegando de bairros da redondeza com clareza e já fiz um teste com o meu HT falando com minha “base” a praticamente 3km. Obrigado e boa noite a todos.

  21. Jefferson

    Oct 5th, 2016

    É existe repetidora para a faixa de 27 mHZ a venda ?
    Pois tenho um radio px mais a minha cidade é coberta por altas montanhas o uso de uma repetidora nessa faixa seria otimo ..
    desde Ja obg

  22. raimundo araujo liima

    Apr 14th, 2017

    ola amigo, qual a antena mais adequada para a montagem da repetidora, uma de 1/4 ou de 5/8 onda?

  23. Romario silva oliveira

    Apr 28th, 2017

    O que preciso e como montar uma repetidora como saber a frequencia da repitidoa da minha cidade Itaituba no Pará.


Deixe seu comentario

  • Arquivo de Artigos