Tudo sobre APRS:
Parte 2
Publicado 12. Apr, 2011 por PY2JF - João Roberto como Artigos
Por PY1EU – Eudoxio.
O protocolo da Rede APRS.
Para que as estações móveis ou fixas apareçam nos mapas de APRS, elas necessitam enviar um sinal de posição e de localização. Para isso são utilizados sinais de Rádio Pacote que possuem um protocolo correto e que a rede entenda que aqueles sinais recebidos são sinais de APRS. Esses protocolos são enviados do equipamento de rádio localizado em seu veículo e são recebidos pela repetidora digital de APRS, que automaticamente os enviará para toda a rede de APRS, pois todas as repetidoras estão interligadas formando uma única rede.
Confira os protocolos utilizados no APRS:
WIDE – Significa, amplo, vasto, extenso, espantoso e largo.
Os digipeaters como são chamadas as repetidoras digitais, comunicam-se formando um enlace que transporta a informação digital ao longo de uma área que se pretende e será tão abrangente quanto possível. Os digipeaters são designados por WIDE e geralmente cobrem uma área local bastante grande e servem também a numerosos grupos de radioamadores que estiverem dentro dessa área de cobertura.
Conjunto de WIDE em funcionamento na Rede APRS.
UNPROTO Path
Path significa caminho ou atalho. O unproto path é o caminho que o TNC do rádio utiliza para enviar os sinais de APRS. É necessário muito cuidado na configuração de seu TNC, porque existem caminhos corretos a serem seguidos, evitando problemas de congestionamento de pacotes na rede de APRS. Lembre-se que para uma rede APRS funcionar corretamente é necessário que todos os parâmetros de seu TNC estejam configurados corretamente.
Nunca utilize três parâmetros do mesmo gênero, por exemplo WIDE,WIDE,WIDE. Isso causará um aumento demasiado de retransmissão de pacotes, e será o suficiente para congestionar toda sua rede de APRS.
Também nunca inclua GATE no seu Path, por que desta forma você permitirá que seus pacotes sejam processados por um servidor e seus pacotes serão enviados desnecessariamente para outras redes distantes. Desta forma nunca coloque GATE no seu Path.
Para facilitar a compreensão, faça testes utilizando sinais de estações próximas a você e observe se essas estações de APRS o enxergam, e principalmente analise o que acontece com as estações que estão ao seu redor. Utilize também a Internet para saber quais os parâmetros corretos para configurar sua estação de APRS móvel ou fixa. Fique atento as mudanças desses parâmetros, pois o APRS é uma modalidade que está em constante crescimento e sempre sofre mudanças e adequações que são necessárias para o melhoramento da rede e para o lançamento de novas modalidades utilizando o APRS.
BEACON
Os programas de APRS para estações fixas e os equipamentos colocados em veículos, funcionam de forma automática enviando e recebendo sinais de APRS. Desta forma o motorista estará confortavelmente dirigindo seu veículo sem preocupar-se com o equipamento que receberá e enviará os sinais automaticamente para as Digipeaters. Os equipamentos de rádio atuais ao receberem uma mensagem, emitirão um sinal característico e chamarão a atenção do motorista que observará quem lhe enviou esta mensagem via APRS. Estes sinais, sons, são escolhidos pelo motorista e configurados em seu rádio. Alguns rádios possibilitam a criação do tipo de som feito pelo radioamador que desta forma reconhecerá o som personalizado e saberá que chegou uma mensagem.
Os sinais de Beacon enviados pelos rádios devem ser devidamente configurados para que não aconteça um congestionamento da rede. Cada Beacon enviado será retransmitido por uma longa cadeia de Digipeaters. Cada vez que um Digipeater retransmite um Beacon, ela ficará incapaz de receber ou transmitir outros pacotes. Então será necessária a correta configuração do intervalo de tempo de envio de sinais do Beacon para que não ocorra o congestionamento. Em uma estação fixa, curtos intervalos de tempo não são corretos para o envio de seus sinais para a rede de APRS.
Os congestionamentos provocam os seguintes efeitos:
- Impossibilidade de enviar seu beacon para a rede de APRS.
- Impossibilidade de receber beacons de outras estações.
- Impossibilidade de receber mensagens de outras estações.
- Impossibilidade de enviar mensagens de outras estações.
Lembrando que o ideal para estações fixas é deixar o Beacon configurado para emitir sinais de 30 em 30 minutos, e estações móveis de 5 em 5 minutos ou no mínimo de 1 em 1 minuto.
Vale lembrar também que as regras apresentadas aqui são apenas uma sugestão e não uma obrigação. O que foi apresentado acima é o no que se baseiam todas as redes de APRS no mundo. A sua correta aplicação e compreensão evitarão o congestionamento da rede, a sobrecarga dos equipamentos e beneficiará a todos os usuários do APRS.
No próximo artigo falaremos das Regras Básicas para configurar uma Estação e suas respectivas Extensões.
Grande abraço
PY1EU – Eudoxio
Saiba Mais
lida diet pills
Nov 12th, 2013
Tudo sobre APRS:Parte 2 | CRAM