14 Comentarios sobre “Atualização Geral das Repetidoras do CRAM
(Update 2)”

  1. Paulinho PU2PHK

    Jun 16th, 2013

    João Roberto e amigos do CRAM.
    Parabéns a todos vocs. Eu, assim como vcs sei o quanto é dificil manter nossas repetidoras em funcionamento.
    Paulinho PU2PHK
    Votuporanga-SP

  2. Paulinho

    Jun 16th, 2013

    João Roberto, eu não achei o link do video do super schelch. Acho que vc não colocou.
    73
    Paulinho PU2PHK

  3. PY2JF

    Jun 16th, 2013

    Paulinho, coloquei sim. Mas temos um bug nessa versão do WordPress e senore que o texto é editado o vídeo desaparece. Já corrigi.

    • Roque Nilson

      Sep 3rd, 2014

      Bom dia !

      Estamos com o projeto para instalação de uma central de rádio de comunicação para guarda municipal; e precisamos obter maiores informações.

  4. Eric - PU2THW

    Jun 17th, 2013

    Só tenho a agradecer pelo empenho ao nosso Hobby e também por nos proporcionar belas repetidoras nas bandas de V, 220 e U. E parabéns pelos projetos da Hamtronix. NOTA 10. Um abraço.

  5. Diego - PU4PRX

    Jun 17th, 2013

    As repetidoras de vocês nos inspiram, parabéns pelo esforço e ‘profissionalismo’ na manutenção das repetidoras. 73′

  6. José Luiz Ures

    Jun 18th, 2013

    João,eu curti!
    Quando tiver um tempinho,passa aqui no Rio para alinhar e reformar as nossas repetidoras!
    73
    e parabens

  7. HAMILTON PEREIRA

    Jul 17th, 2013

    Amigo João Roberto, vejo que nas suas reportagens aqui vocês do CRAM, tem condições de adiquirir repetidoras da Kenwood, Icom, etc, mas vejo que vocês usam sempre rádios distintos. Nos explique o porquê disso? Assim é melhor? Ou pelo preço?

    PU4HPC- Hamilton

    • PY2JF

      Jul 17th, 2013

      Hamilton,

      Excelente pergunta!

      São várias as razões, mas as principais são:

      1) Preço – Uma repetidora pronta dos fabricantes de renome custa muito caro. Temos ainda o problema da importação. Já tivemos Yaesu, Kenwood e Icom, e não acho que elas valem o preço que temos que pagar.

      2) Limitações – Repetidoras comerciais normalmente são muito limitadas em recursos. Acabamos sempre tendo que fazer modificações e adicionar uma controladora de terceiros para que ela atenda nossas necessidades. Isso inclui a potência também. Essas repetidoras normalmente oferecem 25W, quando com rádios separados podemos ter pelo menos o dobro disso.

      3) Manutenção – Esse tipo de equipamento não é qualquer um que conserta. Normalmente utilizam componentes que não encontramos com facilidade. Já consertar rádios é mais fácil e tem muito mais técnicos disponíveis seja onde estiver. E também eles custam tão pouco hoje que muitas vezes sai mais barato comprar um novo que pagar o conserto mais as peças.

      4) Aprendizado – Se continuássemos usando repetidoras prontas não aprenderíamos tudo que aprendemos ao longo desses anos. Aprendemos (na marra) a escolher rádios com melhor filtragem, com melhor seletividade entre outros quesitos importantes. Aprendemos a fazer filtros e a solucionar problemas.

      5) Rádios são melhores – Na minha opinião os receptores que conheci nessas repetidoras prontas tem melhor seletividade, mas normalmente não tem a sensibilidade que encontramos nos rádios. São meio surdos. Eu prefiro ter a melhor sensibilidade e depois nos divertimos contornando problemas de falta de seletividade.

      6) Porque somos Radioamadores – Existem várias formas de se fazer radioamadorismo e cada um tem uma preferência. Temos que aceitar isso. Mas gostamos da essência do radioamadorismo, da experimentação, dos testes e do aprendizado mais do que de bate papo informal. Se comprássemos tudo pronto não seríamos radioamadores, apenas comunicadores.

      7) Prefiro amador ao profissional – Tivemos uma péssima experiência com uma repetidora comprada. Não havia o que fizéssemos que ela desensibilizava. Depois de muito procurar descobrirmos que os profissionais não são tão profissionais assim. Internamente havia vazamento de RF do TX para o RX. Usaram cabo RG-58 ao invés de um coaxial dupla malha. Um erro primário de projeto que até nos amadores sabemos e aparentemente os profissionais dessa marca não.

      É o suficiente ou coloco mais umas 5 razões? KKKKKK

      73 de PY2JF

  8. Leandro

    Sep 5th, 2013

    Será que consigo armar a repetidora de vocês, eu estando aqui em Passos-MG ? Poderiam me passar os dados ?

    • PY2JF - João Roberto

      Sep 6th, 2013

      Leandro,

      Talvez consiga a 146.770Mhz de Santa Rita do Passa Quatro. Você tem um bloqueio de 1000m a 20Km de distancia, mas como a repetidora também está a 1000m, talvez por refração seu sinal chegue nela. O subtom é 74.4Hz e está lincada com a 145.210Mhz de Americana.

  9. Roberto Pu2yen

    Dec 28th, 2013

    ola , boa noite joao, na sua opiniao nos dias de hoje com tantas marcas e modelos de radio ,qual o radio e modelo vc sugeria pra trabalhar em estaçoes repetidoras de radioamador? Qual sera os novos modelos que vcs usarao nessa nova remessa de troca ai nas repetidoras (145210mhz).sei que a maioria de radios de hoje sao muito pouco seletivos e dificil de trabalhar por isso pergunto a vc oque vc sugeria para (tx) e (rx) nos dias de hoje? grato roberto pu2yen avare sp

  10. paulo alves

    Sep 16th, 2014

    ola amigo gostaria de saber tenho uma repetidora vertex e estou usando 2 antenas quando fui instalar ela ficava armando direto dai coloquei mais um resistor em paralelo e parou de armar mais acho que ficou dura pra armar oque vc pode me ajudar desde ja agradeço

  11. Donizete oliveira

    Jul 25th, 2016

    Amigos estou com um problema para fazer uma repetidora funcionar, não foi feito uma prospecção no local e chegando la com antenas plano terra de 6 dbi descobrir que não atenderia pois o ponto mais alto da torre local está no mesmo nivel da plantação de eucaliptos pensei em usar uma colinear de 6 dbi para tentar resolver estou usando uma repetidora dgr 6175 motorola a distancia a ser atendida em em media de 30 km. será que funciona por favor me responda no email urgente agradeço e parabens pelo blog


Deixe seu comentario

  • Arquivo de Artigos