Radioamadores e suas aventuras
Publicado 10. Aug, 2013 por PY2JF - João Roberto como Artigos, Radioamadores
Por Fabio Silveira Bueno, PY2FI.
Apesar das regiões urbanas do Brasil serem totalmente cobertas por celular, quando nos afastasmos uns 200 Km dos grandes centros e das grandes rodovias, realmente aquele aparelhinho fantástico se tranforma em um objeto “totalmente mudinho” e portanto sem muita utilidade. Aí entra em ação aquele tipo de comunicação simples e eficaz, que muitas vezes é o que resolve: o radiaomadorismo.
Anderson Cunha e um amigo no alto na Bocaina
Quem já passou por várias situações similares é o PU2PAC – Anderson Cunha. Praticante de trilhas com Bike e Jipe, o Anderson jamais deixa de levar seu rádio de VHF e seu HT nestes fantásticos passeios. Verdadeiros companheiros que preservam sua segurança, tranquilidade e que dão o maior prazer pela prática do hobby que já se dedica há vários anos.
Eda Cunha e um biker amigo no alto da Bocaina
Abaixo temos um breve relato do PY2PAC, que além de fazer uma super jornada com bike, no mesmo dia fez um DX com PY1AR e posteriormente usou o rádio para chamar o carro de apoio para um resgate e acompanhamento devido a chegada do anoitecer.
“Fizemos um desafio de 75km de Mountain Bike, saindo do alto da Serra da Bocaina, chegando a Areias, e depois para São José do Barreiro e depois subindo novamente a Serra da Bocaina (23km de subida !!) para voltar à nossa pousada. No caminho de subida da serra, consegui contato com PY1AR em Teresópolis, e depois usei o HT novamente para contato com a pousada para solicitar um carro de apoio, pois a noite chegou e nós ciclistas (3 bikers), não tínhamos lanternas… ou seja, o VHF foi fundamental para o sucesso do nosso desafio ciclístico !
Um abraço a todos colegas do rádio do Anderson Cunha – PU2PAC”
Um pouco do perfil do PU2PAC
Anderson Cunha é praticante de Golfe, Natação, Mountain Bike e trilhas com Jipe. Atualmente está aprendendo a tocar flauta, além de falar fluentemente francês e inglês. Um exemplo a todos os radiaoamadores, por unir um hobby interessante a todas estas atividades físicas e competências que nos dão uma qualidade de vida e aumentam a proximidade com a família, que o acompanha nestes eventos.
Celular sobre curiosidades
Vamos falar um pouco de celulares, afinal de contas ele entrou na nossa vida e a cada dia se mostra como um objeto cheio de utilizações. Há 40 anos atrás foi realizada a primeira ligação pública utilizando-se um aparelho portátil, no dia 3 de abril de 1973. Na ocasião, o pesquisador da Motorola Martin Cooper ligou para um telefone fixo diretamente de uma esquina do centro de Nova Iorque, nos Estados Unidos.
O aparelho utilizado pesava cerca de um quilo e media 25 cm de comprimento por 7 cm de largura, com uma bateria que se esgotava após 20 minutos de conversa. A invenção, entretanto, só passou a ser comercializada 10 anos mais tarde, em 1983, quando a própria Motorola lançou no mercado mundial o modelo DynaTAC 8000X
Os telefones celulares hoje em dia se assemelham a pequenos computadores de bolso capazes de realizarem múltiplas tarefas: desde o simples envio de mensagens escritas à recepção de filmes e programas de TV, passando por câmeras digitais, teleconferências, acesso à internet, noticiários, troca de arquivos de computador e a incorporação de sistemas de tele-localização, com a utilização de receptores GPS – Global Positioning System.
Os sistemas de telefonia celular partem do mesmo princípio das estações repetidoras que são utilizadas pelos radioamadores, este sistema trabalha em duas frequências diferentes (600 kHz para a faixa de 2 metros), uma para recepção e outra para a transmissão, só que as estações que fazem esta função na faixa de radioamador utilizam uma freqüência por vez (sistema simplex) e as para telefonia celular utilizam duas ao mesmo tempo (sistema duplex ou full-duplex), uma para quem fala e outra para quem escuta. Obviamente que hoje as famosas ERBs (Estação Rádio Base) de telefonia celular utilizam um sistema muito mais evoluído que o descrito, mas a essência do funcionamento é o mesmo
Fusão de telefone e rádio
O surgimento do celular é um capítulo da história do telefone, mas está mais ligado à invenção do rádio. O telefone, criado pelo escocês Alexander Graham Bell em 1876, foi inspirado pelo telégrafo, criado em 1835 e que conseguia transmitir mensagens entre pontos distantes. Acontece que as informações vinham em códigos e não em sons. Graham Bell conseguiu adaptar a tecnologia transmitindo a voz através de um fio. Porém, com os primeiros aparelhos não era possível falar e ouvir ao mesmo tempo. Este feito só foi conseguido mais tarde pelo americano Thomas Edison.
Paralelamente, em 1888, o alemão Heinrich Hertz conseguiu produzir as primeiras ondas de rádio e descobriu a possibilidade de transmitir informações pelo ar através destas ondas. Esta descoberta foi fundamental para a invenção do próprio rádio como meio de comunicação, mas propiciou também que fosse realizada a primeira ligação telefônica entre dois continentes, em 1914, e a criação do telefone sem fio em 1967. Elementos fundamentais para se chegar ao celular em 1973.
wellington
Aug 10th, 2013
Muito legal esta matéria também pratico ciclismo na modalidade Speed, lembro que uma vês fui para jambeiro e meus amigos me perguntavam o que era aquilo pesando no bolso da camisa, pois todos na grande maioria com seus celulares de ultima geração, eu também estava com um mas no outro bolso tava ali un ht guardado para qualquer emergência !! infelizmente o ser humano só da valor em certas coisas quando precisa !!
Fabio SIlveira Bueno
Aug 10th, 2013
Excelente depoimento Wellington – mandou bem… Mesmo o radioamadorismo não sendo algo pragmático, ainda temos um espaço tremendo como uma rede paralela dos serviços de telecomunicações, servindo a RENER (rede nacional de emergencia) e outras entidades que necessitam do nosso poder de coesão e instrução. Além disto, nos lembremos que o BRASIL não é tão somente o estado de SP, mas são vários estados onde as telecomunicações ainda não estão estão avançando. Enquanto isto, vamos juntando os Hobbies com muita atividade fisica ! Voce está de PARABENS! abraços do PY2FI
PY2JF - João Roberto
Aug 10th, 2013
Achei bem interessante o relato. Precisamos de mais histórias como essa pra nos lembrarmos de quão importante esse hobby pode ser.
Fabio Silveira Bueno
Aug 10th, 2013
João. compensa falar com o Anderson Cunha que como trilheiro, biker e outros hobbies que executa pelo mundo todo, tem muita estoria para contar ! Ele me deu esta descritiva. Prova que aquele GRINGO que fala que radioamador é um NERD que não sai da caverna, está totalmente fora do contexto atual. abraços. PY2FI arrouba cram.org. br.
Isaac Gomes Barbosa
Aug 17th, 2013
Sensacional a criatividade da pessoa que escreveu a placa sobre a falta de sinal das operadoras de celular. Eu procuro mostrar aos meus alunos justamente que a telefonia celular partiu dos mesmos princípios de repetidora de radioamador e eles acabam se interessando mais pelo assunto. Parabéns aos amigos que conseguiram unir o hobby do radioamadorismo com bike e jipe. Isaac Gomes Barbosa – PY1CT – Nova Friburgo RJ